Astronomia

O céu noturno visto durante o dia – Planetário

Durante todos os dias da Semana da Física, a Astro e os seus colaboradores põem o Planetário da Gradiva à tua disposição!

Serás levado numa viagem impressionante às estrelas visíveis do hemisfério norte, com direito a toda a mitologia associada.

No final desta aventura, serás capaz de te orientar pelos céus mais facilmente e de forma divertida!

Da Terra para o resto do universo – Telescópios

Nesta bancada muito especial, poderás aprender de forma divertida como funcionam os telescópios, instrumentos que nos permitem ver as estrelas e o céu profundo, bem como o Sol e outros astros.

Aprenderás também sobre vários componentes que com ele estão relacionados: os tubos, os espelhos, as montagens, as oculares, etc.

Um olhar para o Sol – observações diurnas

Ao longo de toda a Semana da Física colocaremos à disposição de todos o telescópio Coronado, que permite ver o sol e todas as suas particularidades: manchas solares (“spots”) e “flares” solares, de uma forma fácil e divertida.

O que acontece à superfície do Sol? O que origina essas manchas e “flares”? O que torna possível observar o sol sem ferirmos a vista? Estas são algumas das perguntas que poderás ver respondidas nas observações diurnas da Astro!

Vem saber mais sobre a Física do nosso Sol!